Terça-feira, Agosto 19, 2025
NOTÍCIA

Cuba pretende aprofundar a cooperação com a UEE

Minsk, 27 jun (Prensa Latina) Cuba vê um enorme potencial na expansão das relações econômicas e comerciais com os países da União Econômica Eurasiática (UEE), afirmou hoje o presidente do país caribenho, Miguel Díaz-Canel.

O presidente, que está participando da reunião do Conselho Econômico Supremo da Eurásia, reiterou a firme vontade de seu país de se tornar um parceiro efetivo dentro da organização.

Além disso, ele disse que nos últimos cinco anos, como país observador, Cuba trabalhou com os outros membros da associação para fortalecer o diálogo e a cooperação.

Nesse sentido, ele enfatizou que vê um enorme potencial e oportunidades para expandir as relações econômicas, comerciais e financeiras.

O chefe de Estado também destacou que Havana pode contribuir para a criação de condições favoráveis para os parceiros da UEE nos mercados latino-americanos.

Por fim, ele acrescentou que a localização estratégica e geográfica de Cuba no Caribe e os acordos comerciais assinados com quase todos os países da América Latina e do Caribe proporcionam grandes vantagens em termos de tarifas.

O Conselho Econômico Supremo da Eurásia faz parte da cúpula da União Econômica da Eurásia, que será realizada nos dias 26 e 27 de junho em Minsk, capital da Bielorrússia.

A UEE é uma aliança econômica que inclui Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão e Rússia. Além dos países membros, a cúpula deste ano conta com a participação de Cuba, Mongólia, Nicarágua, Emirados Árabes Unidos e Uzbequistão.

mem/gfa/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa