Durante a 13ª consulta política Índia-Vietnã e o 10º diálogo estratégico, em conjunto com a visita a Nova Déli do vice-ministro das Relações Exteriores vietnamita, Nguyen Manh Cuong, representantes das duas nações discutiram a cooperação em política, defesa e segurança, transporte marítimo, comércio e investimento, agricultura, produtos farmacêuticos, energia, ciência e tecnologia e espaço.
Eles também analisaram o progresso da colaboração nos setores de tecnologia da informação, digital, conectividade, cultura, turismo e educação, de acordo com um relatório do Ministério das Relações Exteriores da Índia.
Ambas as partes expressaram sua satisfação com o trabalho conjunto contínuo para o desenvolvimento por meio de projetos de conservação e restauração do patrimônio, projetos de Impacto Rápido, iniciativas de treinamento como o Programa de Cooperação Técnica e Econômica (ITEC) e bolsas de estudo.
As delegações indiana e vietnamita também trocaram opiniões sobre questões regionais e internacionais de interesse mútuo e condenaram o terrorismo em todas as suas formas e manifestações, de acordo com a fonte oficial.
Os visitantes agradeceram ao Governo da Índia pela primeira exposição das Relíquias Sagradas do Senhor Buda no Vietnã, em maio de 2025, enquanto representantes de Nova Déli reafirmaram a posição de Hanói como um parceiro fundamental em sua política externa para a região e sua visão para o Indo-Pacífico.
Também foi relatado que o Vice-Ministro das Relações Exteriores do Vietnã se reuniu com o Ministro das Relações Exteriores, Subrahmanyan Jaishankar, o Vice-Conselheiro de Segurança Nacional, Pavan Kapoor, e o Secretário Especial do Departamento de Comércio, Rajesh Agrawal.
mem/lrd / fav