De acordo com a fonte, o nível da água dos rios Duliu, Pingyong e Zhaihao subiu rapidamente, atingindo um fluxo máximo de 11.360 metros cúbicos por segundo pela primeira vez em 30 anos.
Muitas áreas baixas do condado ficaram submersas e a infraestrutura básica em algumas localidades foi gravemente danificada, resultando em interrupções no tráfego, interrupções nas telecomunicações e perda de vidas.
Atualmente, o nível da água no condado caiu abaixo do nível de alerta, o que permitiu a realização de várias tarefas, como a limpeza de sedimentos e a drenagem das águas das enchentes, a prevenção e a desinfecção de epidemias, a recuperação e a reconstrução pós-desastre e a busca de pessoas presas.
As fortes chuvas e os fluxos a montante causaram grandes inundações em dois condados da província de Guizhou, levando à evacuação de cerca de 80.000 pessoas.
De acordo com relatórios oficiais, 48.900 residentes foram temporariamente evacuados no condado de Rongjiang e 32.000 no condado de Congjiang.
Ainda são esperadas chuvas fortes em Guizhou, com aguaceiros torrenciais em algumas áreas e chuvas extremamente fortes em regiões localizadas.
As previsões indicam que as chuvas diminuirão na sexta-feira, embora ainda possam ocorrer chuvas torrenciais em algumas áreas.
O departamento meteorológico da província alertou que chuvas persistentes e localmente fortes na quinta e na sexta-feira poderiam causar desastres secundários, como inundações repentinas, deslizamentos de terra, deslizamentos de lama e deslizamentos estruturais.
mem/nvo/bm