Terça-feira, Julho 01, 2025
NOTÍCIA

Defesa aérea abate 50 drones ucranianos em cinco regiões russas

Moscou, 26 jun (Prensa Latina) Sistemas operacionais de defesa aérea interceptaram e abateram 50 drones de ataque ucranianos no dia de hoje sobre cinco regiões do sudoeste do país, informou hoje o Ministério da Defesa russo.

O ministério militar disse em um relatório publicado em seu canal oficial do Telegram na quinta-feira que quase metade dos drones abatidos, 23, estavam na região de Kursk, 11 na região de Rostov, seis em Bryansk, quatro em Ulyanovsk, três em Belgorod e três em Moscou.

O prefeito da capital russa, Sergey Sobyanin, informou anteriormente que três drones de ataque de asa fixa que se dirigiam a Moscou foram abatidos sem causar vítimas ou danos materiais.

Enquanto isso, a Agência Federal de Transporte Aéreo, Rosaviatsia, informou que restrições operacionais temporárias foram novamente impostas nos aeroportos de Vnukovo (um dos quatro aeroportos de Moscou) e Kaluga para garantir a segurança dos voos de aeronaves civis.

Foi esclarecido que esses terminais aéreos não receberam ou enviaram aeronaves temporariamente e que as tripulações, os controladores de tráfego aéreo e os serviços aeroportuários tomaram as medidas necessárias.

Os territórios russos que fazem fronteira com a Ucrânia, como Belgorod, Bryansk, Kursk e Voronezh, bem como a península da Crimeia, relatam regularmente ataques de mísseis, ataques de drones e outros ataques do outro lado da fronteira, forçando a população a buscar refúgio em outros lugares.

Nos últimos meses, a Ucrânia concentrou seus ataques com drones em refinarias russas, depósitos de combustível e outras instalações do setor petrolífero, principalmente nas províncias fronteiriças, mas também em áreas mais remotas, como Nizhny Novgorod, Bashkortostan e Tatarstan.

mem/gfa/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa