Segundo as fontes, os enfrentamentos ocorreram na terça-feira nos acampamentos localizados em Kwanar Dutse Mariga e Boka, no estado de Níger, bem como contra outra base no estado vizinho de Kaduna, disseram.
No entanto, de acordo com o diretor interino de Relações Públicas do Exército, tenente-coronel Appolonia Anele, o Exército nigeriano e a Força Aérea nigeriana frustraram com sucesso uma tentativa de incursão de terroristas na comunidade de Bangi, na área do governo local de Mariga, no estado do Níger.
O oficial acrescentou que as tropas entraram em confronto com cerca de 300 bandidos armados na floresta de Kwanar Dutse.
As facções islâmicas, como o Boko Haram e sua ramificação, o Estado Islâmico na África Ocidental, estão ativas na Nigéria, e a insegurança se espalhou para áreas no centro, norte e noroeste, aumentando o alarme sobre a possível disseminação dessas redes terroristas e criminosas.
De acordo com dados da ONU, desde 2009, as atividades da formação radical Boko Haram e de sua ramificação Estado Islâmico da Província da África Ocidental, incorporada posteriormente em 2016 na Nigéria e em países vizinhos como Camarões, Chade e Níger, deixaram mais de 35 mil pessoas mortas e cerca de dois milhões de deslocados.
mem/fvt/bm