Terça-feira, Julho 01, 2025
NOTÍCIA

17 soldados nigerianos mortos em ataques de grupos armados

Abuja, 26 jun (Prensa Latina) Novos ataques de grupos armados contra bases militares no norte da Nigéria deixaram 17 soldados mortos, informaram hoje fontes locais.

Segundo as fontes, os enfrentamentos ocorreram na terça-feira nos acampamentos localizados em Kwanar Dutse Mariga e Boka, no estado de Níger, bem como contra outra base no estado vizinho de Kaduna, disseram.

No entanto, de acordo com o diretor interino de Relações Públicas do Exército, tenente-coronel Appolonia Anele, o Exército nigeriano e a Força Aérea nigeriana frustraram com sucesso uma tentativa de incursão de terroristas na comunidade de Bangi, na área do governo local de Mariga, no estado do Níger.

O oficial acrescentou que as tropas entraram em confronto com cerca de 300 bandidos armados na floresta de Kwanar Dutse.

As facções islâmicas, como o Boko Haram e sua ramificação, o Estado Islâmico na África Ocidental, estão ativas na Nigéria, e a insegurança se espalhou para áreas no centro, norte e noroeste, aumentando o alarme sobre a possível disseminação dessas redes terroristas e criminosas.

De acordo com dados da ONU, desde 2009, as atividades da formação radical Boko Haram e de sua ramificação Estado Islâmico da Província da África Ocidental, incorporada posteriormente em 2016 na Nigéria e em países vizinhos como Camarões, Chade e Níger, deixaram mais de 35 mil pessoas mortas e cerca de dois milhões de deslocados.

mem/fvt/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa