Quarta-feira, Julho 02, 2025
NOTÍCIA

Rússia acusa Moldávia de intensificar atividades de inteligência

Moscou, 25 jun (Prensa Latina) O Serviço Federal de Segurança (FSB) disse hoje que detectou uma intensificação das atividades de inteligência Moldávia na nação euroasiática.

“Após o início da operação militar especial e o agravamento das relações entre a Rússia e os países ocidentais, o Serviço de Informação e Segurança da Moldávia cooperou com os serviços especiais da Ucrânia e intensificou as atividades destinadas a minar a segurança da Rússia, disse a nota do FSB.

Anteriormente, a entidade informou a prisão em Moscou de dois agentes de inteligência da Moldávia que chegaram à Rússia usando documentos secretos para realizar trabalhos de combate à segurança. Os detidos estão cooperando com a investigação, acrescentou a declaração.

A esse respeito, o FSB detalhou que os dois agentes moldavos chegaram à Rússia em maio deste ano usando documentos de identidade fornecidos a eles por um dos chefes da Diretoria Principal de Inteligência Estrangeira do Serviço de Inteligência e Segurança da Moldávia.

Eles foram recrutados e treinados pessoalmente por esse funcionário sênior nas formas e métodos de trabalho de inteligência estrangeira para conduzir operações secretas, detectar vigilância externa e coletar informações sobre instalações russas de interesse para serviços especiais estrangeiros.

Um tribunal impôs uma medida cautelar na forma de detenção. “As confissões foram obtidas dos suspeitos”, informou o FSB.

A Diretoria de Investigação do FSB da Rússia iniciou um processo criminal de acordo com o Artigo 275.1 do Código Penal da Federação Russa (cooperação confidencial com um estado estrangeiro, uma organização internacional ou estrangeira). A sanção desse artigo prevê pena de prisão de até 8 anos.

O Serviço de Informações e Segurança da República da Moldávia é responsável pela inteligência e contra-inteligência nessa pequena nação, que já fez parte da União Soviética.

mem/gfa/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa