Selassie e Lourenço se reuniram à margem da 17ª Cúpula Empresarial EUA-África em Luanda, de 22 a 25 de junho, para discutir áreas em que poderiam expandir e fortalecer seus laços. Enquanto isso, o Diretor Geral para Assuntos Africanos do Ministério das Relações Exteriores da Etiópia, Zerihun Abebe, revelou que os dois líderes enfatizaram a importância de fortalecer os laços por meio de estruturas institucionais e concordaram em revitalizar imediatamente o comitê ministerial conjunto estabelecido anteriormente.
Abebe acrescentou que, nesse sentido, as partes concordaram em instruir seus ministros a colocar o comitê em funcionamento imediatamente.
Outras questões discutidas durante a reunião incluíram formas de aprimorar o papel da África no cenário internacional, especialmente com relação à reforma do Conselho de Segurança da ONU, acrescentou.
Eles reafirmaram seu compromisso de trabalhar juntos para promover o papel do continente na busca de soluções duradouras para os problemas globais atuais.
O presidente da Etiópia expressou sua gratidão ao governo angolano pela calorosa recepção à delegação local de alto nível presente na cúpula de negócios que reúne mais de 2.700 participantes sob o tema “Caminhos para a Prosperidade”.
lam/nmr/bm