Os especialistas preveem chuvas fortes nos estados de Chihuahua, Nayarit, Jalisco, Colima, Michoacán, Puebla, Veracruz, Oaxaca e Chiapas, e chuvas muito fortes em Sonora, Durango, Sinaloa, Tamaulipas, San Luis Potosí, Hidalgo, Estado do México, Guerrero e Tabasco.
Além disso, são esperadas chuvas fortes em Guanajuato, Queretaro, Morelos, Tlaxcala, Campeche, Yucatan, Quintana Roo e nesta capital, bem como intervalos de aguaceiros em Coahuila, Nuevo Leon, Zacatecas e Aguascalientes.
A tempestade está relacionada a uma atmosfera muito úmida e saturada, à instabilidade atmosférica e à entrada de umidade do Oceano Pacífico, do Golfo do México e do Mar do Caribe.
Uma área de baixa pressão com probabilidade de desenvolvimento ciclônico, localizada ao sul da costa de El Salvador, que absorveu a onda tropical número 5, e a monção mexicana posicionada a noroeste são outros sistemas que favorecerão as condições descritas.
Por outro lado, os especialistas preveem ventos de 30 a 40 km/h com rajadas de 50 a 70 em Coahuila, Nuevo León, Tamaulipas, San Luis Potosí, Zacatecas, Aguascalientes, no istmo e no Golfo de Tehuantepec.
Além disso, ventos de 20 a 30 km/h com rajadas de 40 a 60 em Chihuahua, Durango, Jalisco, Guanajuato, Querétaro, Hidalgo, Tabasco, Campeche, Yucatán, Quintana Roo e na costa de Veracruz, e com possíveis “tolvaneras” na Baja California, Baja California Sur e Sonora. Além disso, foram acrescentadas previsões de ondulações de 1,5 a 2,5 metros de altura nas costas de Oaxaca e Chiapas.
lam/las/bm