A paz total só será garantida quando todas as nações que possuem arsenais nucleares, incluindo Israel, os destruírem e a frenética corrida armamentista que ameaça destruir a espécie humana for interrompida, afirmou Díaz-Canel. Na mensagem, Fidel Castro recordou os estudos realizados pelo prestigiado cientista Albert Einstein, que “foi um dos motores do desenvolvimento desta arma (nuclear) antes que o regime genocida nazista a adquirisse”, refletiu.
Ele enfatizou a obrigação dos governos de respeitar o direito à vida e denunciou o perigo iminente de uma conflagração envolvendo o uso desse tipo de arma.
Na mesma mensagem, afirmou: “Não tenho a menor dúvida de que um ataque dos Estados Unidos e de Israel contra a República Islâmica do Irã inevitavelmente se transformaria em um conflito nuclear global.”
Ele também enfatizou que “as pessoas são obrigadas a exigir o direito à vida de seus governos. Quando as vidas de suas espécies, de seus povos e de seus entes queridos estão em tal risco, ninguém pode se dar ao luxo de ficar indiferente… Amanhã será tarde demais”, previu.
jha/lld/ls