Domingo, Setembro 28, 2025
NOTÍCIA

Etiópia pede investimento na natureza para economias resilientes

Addis Abeba, 16 jun (Prensa Latina) Os países africanos devem investir na natureza e aplicar soluções ambientais comprovadas para construir economias resistentes ao clima, refletiu hoje o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed.

Em uma mensagem publicada em sua conta no X antes da segunda Cúpula Africana sobre o Clima (ACS2), programada para 8 a 10 de setembro em Adis Abeba, Ahmed enquadrou a ação climática como um imperativo ecológico e econômico.

Ele enfatizou a necessidade de uma mudança em todo o continente em direção a soluções baseadas na natureza e modelos ecológicos que priorizem o reflorestamento e a sustentabilidade.

“A cúpula deste ano, sob o tema ‘Conversas e Ações Verdes’, não é apenas um fórum de diálogo, mas um apelo à solidariedade prática e à implementação urgente”, disse ele.

A mensagem do chefe de governo coincidiu com o lançamento da temporada do Legado Verde da Etiópia, uma iniciativa emblemática que mobiliza esforços maciços de plantio de árvores e restauração ambiental em todo o país a partir de 2019.

Nesse sentido, ele enfatizou que os preparativos locais para a cúpula refletem “um profundo compromisso com soluções climáticas práticas”.

A ACS2, a ser realizada em parceria com a União Africana (UA), servirá como uma plataforma para promover estratégias lideradas pela África para lidar com as mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, fortalecer a cooperação regional.

Esse evento, parte da iniciativa emblemática da UA para 2025, busca impulsionar o progresso transformador no continente e promover a justiça social na ação climática.

Seu objetivo é cumprir as promessas feitas para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) no Brasil, no final de 2025, e fazer mais progressos na luta contra as mudanças climáticas.

“O apelo é claro. Invistam na natureza, ampliem as soluções comprovadas e adotem um modelo em que a ecologia impulsione a economia”, enfatizou Ahmed. Antes de concluir, ele enfatizou que seu governo espera receber os participantes do evento nesta capital.

mem/nmr/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa