O conjunto americano será regido pelo Maestro Matthew George, que será acompanhado pela Orquestra do Liceu de Havana sob a direção de Pedro D. Ortiz.
Um programa revigorante para o público será apresentado às 18h. hora local na Sala de Concertos Oratório San Felipe Neri, onde o conjunto interpretará obras de mestres da música universal.
O repertório, composto principalmente por composições de Battista Pergolesi, Nielsen, Tchaikovsky, Ellerby e José Elizondo, faz parte do diversificado catálogo do grupo americano de Minnesota, liderado por George, um americano formado em educação musical.
A noite contará com uma variedade de músicas de compositores internacionais de diferentes períodos e estilos.
Em conversa com integrantes da Sinfonietta da Universidade Nacional Autônoma do México, este maestro expressou que quando levam um concerto para um país distante, gostam de entregar ao público o repertório menos conhecido possível.
Todo mundo já ouviu muito Bach, Mozart e Beethoven, mas nosso objetivo é mostrar compositores interessantes com os quais o público possa se identificar, disse o professor de música.
Este concerto em Havana apresentará obras de compositores talvez menos conhecidos do período antigo, bem como de músicos vivos dos Estados Unidos e da Inglaterra.
Para George, o trabalho colaborativo entre os grupos visa ajudar os membros da escola de música de Minnesota a adquirir uma compreensão rica e profunda das diferentes culturas latino-americanas.
A Orquestra de Cordas da Universidade St. Thomas é composta por 26 músicos que já se apresentaram em locais na Austrália, México, Cuba, Costa Rica, Japão, China, Itália, Índia e Croácia.
jha/dpm/bj