Em uma entrevista telefônica com a Venezolana de Televisión, o chefe de Estado disse que tinha chegado o domingo 25 de maio, “um domingo abençoado de eleições democráticas e livres na Venezuela”.
Ele disse que essa foi a 32ª eleição em 26 anos, em uma República Bolivariana que está comemorando porque o povo sempre exerce seu poder e soberania.
Maduro destacou que neste dia “elegemos 24 governadores nos estados do país, 285 deputados para a Assembleia Nacional (parlamento) e 24 Conselhos Legislativos e enfatizou que são as pessoas comuns que elegem “você, homem ou mulher, que são os donos da pátria”.
Ele enfatizou que aqueles que votam escolhem em seu estado quem o governará e seu parlamento para “legislar e defender o povo, a soberania nacional, a paz, a estabilidade interna, a plena recuperação econômica e a prosperidade para todos”.
Aquele que vota decide com seu poder, exerce seu direito constitucional, por isso convido hoje, domingo, 25 de maio, a votar em família, porque “uma família que vota unida, permanece unida, em sua comunidade, lá todos mobilizados”, declarou.
“Votem pela paz e pela vida, por uma Venezuela melhor, por uma nova Venezuela nascida do povo”, observou.
Em sua conta no Telegram, o dignitário mostrou um clipe audiovisual no qual ele é visto exercendo seu direito de voto.
Abrindo a programação especial do dia das eleições às 06:00, horário local, o Ministro da Comunicação e Informação Freddy Ñáñez disse que “hoje estamos celebrando a democracia e a vontade, onde o povo se mostra como anfitrião e como o grande decisor do futuro do nosso país”.
Imagens transmitidas pela televisão local mostraram um fluxo antecipado de pessoas nos centros de votação nos diferentes territórios do país, onde as pessoas destacaram a rapidez do sistema de votação.
Neste domingo, mais de 21,4 milhões de venezuelanos serão chamados às urnas para eleger 569 cargos, incluindo 24 governadores, 285 deputados para o Parlamento e 260 para os conselhos legislativos estaduais.
Para esse exercício democrático, o Conselho Nacional Eleitoral estabeleceu 15.736 centros de votação e 27.713 seções eleitorais, que permanecerão abertas até as 18:00, horário local.
rgh/jcd/mb