Domingo, Maio 25, 2025
NOTÍCIA

Homenagem póstuma ao falecido ex-presidente vietnamita

Hanoi, 25 mai (Prensa Latina) Uma homenagem póstuma ao falecido presidente Tran Duc Luong foi realizada hoje na Funerária Nacional da capital, liderada pelo secretário geral do Partido Comunista do Vietnã (PCV), To Lam.

Na solene cerimônia fúnebre, o chefe de Estado vietnamita Luong Cuong exaltou os méritos de quem ele definiu como um líder que fez muitas contribuições importantes para a gloriosa causa revolucionária do PCV e da nação.

“Um líder de prestígio, um exemplo brilhante de estudo e seguimento da ideologia, da moralidade e do estilo de Ho Chi Minh”, enfatizou Cuong ao ler o elogio de Duc Luong, cuja forte vontade política, vasta experiência e firmeza em relação aos objetivos da independência nacional e do socialismo ele também destacou.

O presidente vietnamita observou as contribuições feitas pelo ex-líder falecido ao liderar e organizar a implementação da política de renovação do partido, “ajudando nosso país a superar as dificuldades e os desafios do período inicial de renovação.

Com um método de trabalho democrático e científico, sempre colocando os interesses do VCP e da nação em primeiro lugar e um estilo de vida exemplar, Duc Luong era respeitado e amado por camaradas, compatriotas e amigos internacionais, disse ele.

Qualquer que fosse o cargo que ocupasse, ele sempre desempenhava suas funções com excelência e era um exemplo brilhante de ética revolucionária, imparcialidade e devoção vitalícia ao país e ao povo, observou o chefe de Estado vietnamita, citado pelo jornal do governo.

Falando em nome dos parentes do falecido presidente, seu filho Tran Tuan Anh lembrou que, durante toda a sua vida, Duc Luong trabalhou e se dedicou incansavelmente ao nobre ideal revolucionário, à independência nacional e ao socialismo, e à felicidade do povo.

“No trabalho e na vida, meu pai nos ensinou lições de patriotismo, dedicação ao trabalho, como viver com sinceridade, simplicidade, humildade e responsabilidade para com o país e o povo”, disse ele, antes de garantir que “seus ensinamentos e exemplo serão sempre a herança de nossos descendentes”.

Os serviços funerários para o falecido presidente Tran Duc Luong começaram no dia anterior, quando dois dias de luto nacional também começaram no país, e mais de 830 delegações nacionais e internacionais teriam chegado à casa funerária para prestar suas homenagens ao proeminente líder.

O enterro será realizado nesta tarde no cemitério de sua terra natal, a comuna de Pho Khanh, comuna de Duc Pho, província de Quang Ngai.

Duc Luong morreu aqui em 20 de maio, aos 88 anos, devido à sua idade avançada e à deterioração da saúde, “apesar do tratamento cuidadoso fornecido pelo Partido Comunista, pelo Estado, por uma equipe de professores e médicos e pelos cuidados dedicados de sua família”, disse uma nota oficial.

mem/mpm/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa