O diretor administrativo da Toppan Security Ethiopia (uma joint venture entre a Ethiopian Investment Holding e a japonesa Toppan), Kalkidan Arega, explicou que a empresa foi criada para atender à necessidade de impressão segura.
Arega destacou a construção em andamento de uma enorme fábrica de impressão em Adis Abeba para tornar a impressão estratégica e segura acessível a outros países. Quando a fábrica estiver totalmente operacional, ela produzirá mais de 5,6 milhões de passaportes por ano, permitindo o fornecimento do produto para o exterior, enfatizou.
Ele ressaltou que a impressão desses documentos de identidade em território nacional não apenas economizará divisas, mas também proporcionará segurança e acessibilidade a todos os cidadãos.
Por sua vez, o diretor de vendas da empresa chinesa Emptech, Herbert Ngondo, disse que a empresa oferece soluções confiáveis de verificação de identidade e segurança.
A Ngondo elogiou o papel da Etiópia na transformação digital e revelou interesse em usar essa oportunidade para expandir seus serviços em todo o país.
O CEO e vice-presidente do Grupo Veridos FZE na Alemanha, Xavier Prost, também reconheceu a Etiópia como um exemplo de liderança na África por seu trabalho no desenvolvimento da identidade digital. Ele acrescentou que a empresa está interessada em trabalhar no país africano.
A presidente do Grupo In, Agnès Diallo, fez eco às palavras de Prost, destacando a conquista local de implementar com sucesso a identificação digital em um curto espaço de tempo. Os melhores desempenhos registrados na Etiópia podem ser uma inspiração e uma experiência de aprendizado para outros países, disse ela.
A Conferência ID4Africa 2025 foi realizada de 20 a 23 de maio sob o tema “Identidade digital em escala: priorizando o uso, acelerando o impacto”, reunindo mais de dois mil delegados de mais de 95 países.
O programa incluiu palestras, painéis de discussão, relatórios nacionais e uma grande exposição destacando soluções de identidade digital de ponta.
A Etiópia foi selecionada para sediar o evento deste ano na Reunião Geral Anual de 2024 na Cidade do Cabo, África do Sul.
O CEO da IG4Africa, Joseph Atick, citou a forte vontade política de Adis Abeba, a prontidão da infraestrutura e o compromisso com a transformação digital inclusiva como fatores-chave para a seleção.
O ID4Africa é um movimento pan-africano comprometido em apoiar as nações africanas na criação de ecossistemas de identidade fortes e responsáveis que impulsionem o desenvolvimento socioeconômico, a transformação digital e as iniciativas humanitárias.
npg/nmr/bm