Sexta-feira, Maio 23, 2025
NOTÍCIA

Advogada ugandense detido na Tanzânia é libertado

Kampala, 23 mai (Prensa Latina) A advogada ugandense Agather Atuhaire foi encontrada na fronteira de seu país com a Tanzânia, depois de ter sido detida por vários dias em Dar es Salaam, por sua tentativa de assistir ao julgamento do opositor político Tundu Lissu, foi anunciado hoje aqui.

Atuhaire ficou preso por três dias, juntamente com outras personalidades de várias nações africanas que tentaram participar do julgamento de Lissu na capital econômica da Tanzânia.

Pouco antes disso, o ativista queniano Boniface Mwangi, que foi preso na segunda-feira junto com Atuhaire e posteriormente deixado na fronteira com a Tanzânia, também foi expulso da Tanzânia.

Mwangi e Atuhaire acusaram as autoridades tanzanianas de maus-tratos durante os três dias em que foram detidos pelos oficiais de imigração.

A presidente da Tanzânia, Samia Suluhu, advertiu contra a interferência estrangeira após outras tentativas fracassadas de juristas estrangeiros de participar da audiência.

Os detidos pretendiam comparecer à audiência preliminar do julgamento do líder da oposição tanzaniana Tundu Lissu, que está sendo processado por suposta traição e por publicar informações falsas.

Lissu é o presidente do Partido da Democracia e do Progresso (Chadema), um opositor do atual governo.

npg/fvt/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa