Segunda-feira, Julho 07, 2025
NOTÍCIA

Polícia italiana desarticula rede internacional de tráfico de drogas

Roma, 22 mai (Prensa Latina) A Polícia Estatal italiana desmantelou uma rede de narcotráfico, com a captura de 24 pessoas que operavam tanto nesse país como na Espanha, segundo informou hoje um relatório. Uma nota publicada no site oficial da força policial afirma que as investigações que levaram a essas prisões começaram em 2021, o que possibilitou a identificação de várias células criminosas, cujas bases estavam localizadas nas províncias lombardas de Milão e Monza, bem como em Novara, na região norte do Piemonte.

Duas pessoas, pai e filho, que estavam refugiados há anos em Málaga, na Espanha, participaram ativamente da coordenação dessa atividade de tráfico de drogas e gerenciaram as atividades de compra e venda de substâncias entorpecentes na Itália, especifica o texto.

Eles foram presos pela polícia ibérica graças à colaboração dos agentes italianos da Direção Central de Serviços Antidrogas do Serviço Operacional Central, com a intervenção do Serviço de Cooperação Policial Internacional.

A transferência de dinheiro da Espanha para a Itália envolveu cidadãos chineses, que usaram o chamado método Hawala, um sistema informal de transferência de dinheiro baseado em confiança, no qual um mediador concorda em entregar a quantia acordada, que será então devolvida pelo cliente com uma pequena sobretaxa.

Somente no período de maio a outubro de 2021, mais de 1,4 milhão de euros foram lavados por meio desse canal, e 15,5 quilos de cocaína, 457 quilos de haxixe, 90 quilos de maconha e mais de 100 mil euros em dinheiro foram apreendidos nas buscas realizadas.

A organização também estava envolvida no tráfico de armas, compradas e importadas de países dos Bálcãs, e uma pessoa foi presa e cinco fuzis AK47, quatro pistolas semiautomáticas, seis granadas e mais de 800 cartuchos de munição de vários calibres foram apreendidos, acrescenta a fonte.

mem/ort/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa