Gostaria especialmente de assinalar que o convite para a conferência foi enviado, entre outros, aos Estados Unidos e a vários Estados hostis, que mostraram interesse em participar da conferência que será realizada em Moscou no final de maio, apesar de sua política abertamente anti-russa”, disse Venediktov aos jornalistas.
Ao mesmo tempo, ele destacou que esses mesmos países ocidentais pressionaram os parceiros da Rússia a não enviar delegações ao evento.
Todos nós vimos como alguns países europeus tentaram vergonhosamente impedir que os líderes da Sérvia, Eslováquia e Brasil participassem das comemorações do Dia da Vitória, fechando seu espaço aéreo para seus aviões, observou Venediktov.
O funcionário sênior observou que os métodos usados pelo Ocidente são bem conhecidos: chantagem, ameaças e ultimatos.
“Mas essas práticas não têm mais efeito sobre nossos colegas do Sul e do Leste Global, que optam por um diálogo construtivo, com o objetivo de encontrar soluções conjuntas para os desafios e ameaças à segurança”, enfatizou.
Moscou sediará a 13ª Reunião Internacional de Altos Representantes para Assuntos de Segurança de 27 a 29 de maio. Mais de 150 países e 20 organizações internacionais estão convidados para o evento, que será presidido pelo Secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Sergey Shoigu.
mem/gfa/bm