O relatório refere-se à diferença persistente de preços entre a cidade de Artigas e a cidade brasileira de Quaraí para 57 itens em sete segmentos de consumo.
Incluiu a diferença de preços em alimentos e bebidas não alcoólicas, bebidas alcoólicas e tabaco, roupas e calçados, produtos domésticos, transporte, refeições fora de casa e bens diversos.
A categoria com a maior diferença de preço entre as duas cidades foi a de bebidas alcoólicas e cigarros, com uma diferença de 132%.
Em bens diversos, foi de 110%. Nesse caso, a maior diferença foi a pasta de dente, 275% mais cara no Uruguai do que no país vizinho.
Os produtos para o lar foram a terceira categoria com a maior diferença de preço (108%), com o detergente 282% mais caro no lado uruguaio.
Alimentos e bebidas eram 87% mais caros. O sal custava até 360% mais caro para os compradores em Artigas.
A quinta categoria com a maior diferença de preço foi a de roupas e calçados (42%).
Na categoria de refeições fora de casa, a diferença de preço entre Artigas e Quaraí foi de 32%. A água de mesa registrou a maior diferença (161%).
A diferença de preços entre as cidades dos dois países é explicada principalmente pela maior desvalorização do real brasileiro em relação ao dólar americano.
mem/ool/bm