De acordo com o programa, o evento tem como objetivo reunir as principais partes interessadas, especialistas e tomadores de decisão na área de desenvolvimento de infraestrutura e apresentar oportunidades de investimento em infraestrutura na África do Sul e no continente africano.
Além disso, promova a cooperação e a integração regional, conforme previsto no Programa de Desenvolvimento de Infraestrutura na África.
Espera-se que o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa e o ministro Dean Macpherson discursem nas sessões plenárias.
Até o momento, está confirmada a participação de nove Ministros de Infraestrutura de Uganda, Gana, Reino da Suazilândia, Reino do Lesoto, Libéria, Serra Leoa, Namíbia, Zâmbia e República da Guiné Equatorial.
Espera-se que a edição deste ano anuncie as 12 Prioridades para Projetos de Infraestrutura, derivadas da Primeira Janela de Licitação para Preparação de Projetos.
A segunda edição do Construction Book, um repositório de projetos de infraestrutura financiados a serem licitados no período de 2025/2026, também será apresentada.
Haverá também um Fórum de Líderes, uma reunião de ministros sul-africanos, vice-ministros, primeiros-ministros e chefes de infraestrutura com ministros convidados do continente.
O simpósio também fornecerá uma atualização sobre os Projetos Integrados Estratégicos publicados no boletim oficial; informações sobre os projetos que já estão recebendo apoio para sua preparação e sobre o portfólio de oportunidades do fundo de infraestrutura.
mem/mv/bm