A competição atravessará as regiões de Aksu, Hotan e Kashgar, em Xinjiang, no noroeste da China, e 65% das seções competitivas serão em terreno desértico.
O Taklimakan Rally, fundado em 2005, percorreu mais de 70.000 quilômetros em 56 distritos das 14 prefeituras de Xinjiang, estabelecendo-se como um dos mais importantes eventos off-road da Ásia.
Sua inclusão no calendário da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em 2023 aumentou seu prestígio global.
Equipes de diferentes partes da China estão participando desta edição nas categorias profissional e amadora, enquanto uma categoria especial para veículos elétricos será adicionada com a participação de 10 carros de energia nova.
Neste ano, destaca-se também o patrocínio da empresa petrolífera estatal Sinopec com sua marca Aipao, que também lançou a campanha de turismo “Descubra Xinjiang com o Rally Taklimakan”.
Li Yuxing, vice-presidente da Sinopec, destacou que a tecnologia iPao representa uma fusão inovadora de energia e esporte.
Essas iniciativas visam gerar mais de 100 milhões de yuans (aproximadamente 13,7 milhões de dólares) em consumo turístico e promover produtos agrícolas regionais.
O diretor do Departamento de Esportes de Xinjiang, Shang Hongbo, disse que o evento será um grande festival esportivo, que promove a integração do turismo e da cultura e contribui para o desenvolvimento econômico e social da região.
Por sua vez, He Jiandong, vice-presidente da Federação Chinesa de Automobilismo e Motociclismo, destacou o crescimento da base de fãs de automobilismo no gigante asiático e o esforço para aumentar a qualidade organizacional e a projeção internacional do rali.
As atividades paralelas incluirão treinamento off-road, camping, gastronomia, artesanato e festas populares, com a intenção de oferecer uma experiência abrangente aos participantes e espectadores.
mem/idm/bm