De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional, as altas temperaturas prevalecerão em pelo menos 26 dos 32 estados do país, incluindo Sinaloa, Nayarit, Jalisco, Colima, Michoacán, Guerrero, Oaxaca, Chiapas, Durango, Coahuila e Nuevo León. Os termômetros também registrarão valores altos em Tamaulipas, San Luis Potosí, Zacatecas, Aguascalientes, Guanajuato, Querétaro, Hidalgo, Tlaxcala, Estado do México, Morelos, Puebla, Veracruz, Campeche, Yucatán e nesta capital.
Até 9 de maio, o Ministério da Saúde relatou um total de 191 casos de estresse por calor e quatro mortes associadas a temperaturas naturais extremas.
Os especialistas também preveem a presença de uma linha seca sobre o nordeste do México na segunda-feira, que interagirá com uma depressão no noroeste, as correntes de jato polar e subtropical e uma nova frente fria que se aproximará da fronteira norte do país.
Esses sistemas darão origem a fortes rajadas de vento com probabilidade de tolvaneras nas regiões mencionadas, além de chuvas, descargas elétricas e possível granizo em Nuevo León, Tamaulipas e San Luis Potosí. Da mesma forma, os canais de baixa pressão no centro e sudeste, juntamente com a entrada de umidade do Oceano Pacífico, Golfo do México e Mar do Caribe, propiciarão condições para chuvas e chuvas fortes acompanhadas de trovoadas e possível granizo nessas regiões.
ro/las/bm