Como tem ocorrido nos dias anteriores, uma chuva de estrelas cairá sobre o tapete vermelho neste domingo na Boulevard de la Croisette, onde também são muito esperados na meca primaveril da sétima arte nomes como Nicole Kidman, Wes Anderson, Scarlett Johansson e Isabelle Huppert.
Guillermo del Toro dará uma masterclass nos sempre muito concorridos encontros com o público no Festival de Cannes, o que também será feito pelo compositor franco-grego Alexandre Desplat, que falará sobre música no cinema.
O mexicano foi premiado três vezes com o Oscar, pelos filmes A Forma da Água, em 2017, e há dois anos por Pinóquio, ambos também reconhecidos com o Globo de Ouro.
Por sua vez, Desplat é um nome constantemente indicado ao Oscar por suas trilhas sonoras, tendo vencido em 2015 por O Grande Hotel Budapeste e A Forma da Água.
O outro ilustre Del Toro do dia, Benicio, desfilará no tapete vermelho ao lado do elenco do filme O Esquema Fenício, do sempre engenhoso Wes Anderson, um dos 22 longas-metragens em competição pela Palma de Ouro.
Além do porto-riquenho — já laureado em Cannes em 2008 por interpretar o guerrilheiro Ernesto Che Guevara e vencedor do Oscar por Traffic (2000) —, destacam-se em O Esquema Fenício as atrizes Scarlett Johansson e Charlotte Gainsbourg, bem como os famosos atores Tom Hanks, Bill Murray, Benedict Cumberbatch e Willem Dafoe.
No Festival da paradisíaca Côte d’Azur (Costa Azul), a eternamente bela Nicole Kidman receberá o prêmio Kering “Woman in Motion”, em sua décima edição, uma distinção que promove a igualdade de gênero na cultura.
Outro filme em competição que terá sua pré-estreia em Cannes, além de O Esquema Fenício, será Renoir, da diretora japonesa Chie Hayakawa.
mem/wmr/mb