Segunda-feira, Maio 19, 2025
NOTÍCIA

Del Toro, um sobrenome ilustre no Festival de Cannes

Paris, 18 de maio (Prensa Latina) – O cineasta mexicano Guillermo del Toro e o ator porto-riquenho Benicio del Toro, ambos premiados com o Oscar em Hollywood, se destacam hoje entre as personalidades do cinema aguardadas no Festival de Cannes em seu sexto dia.

Como tem ocorrido nos dias anteriores, uma chuva de estrelas cairá sobre o tapete vermelho neste domingo na Boulevard de la Croisette, onde também são muito esperados na meca primaveril da sétima arte nomes como Nicole Kidman, Wes Anderson, Scarlett Johansson e Isabelle Huppert.

Guillermo del Toro dará uma masterclass nos sempre muito concorridos encontros com o público no Festival de Cannes, o que também será feito pelo compositor franco-grego Alexandre Desplat, que falará sobre música no cinema.

O mexicano foi premiado três vezes com o Oscar, pelos filmes A Forma da Água, em 2017, e há dois anos por Pinóquio, ambos também reconhecidos com o Globo de Ouro.

Por sua vez, Desplat é um nome constantemente indicado ao Oscar por suas trilhas sonoras, tendo vencido em 2015 por O Grande Hotel Budapeste e A Forma da Água.

O outro ilustre Del Toro do dia, Benicio, desfilará no tapete vermelho ao lado do elenco do filme O Esquema Fenício, do sempre engenhoso Wes Anderson, um dos 22 longas-metragens em competição pela Palma de Ouro.

Além do porto-riquenho — já laureado em Cannes em 2008 por interpretar o guerrilheiro Ernesto Che Guevara e vencedor do Oscar por Traffic (2000) —, destacam-se em O Esquema Fenício as atrizes Scarlett Johansson e Charlotte Gainsbourg, bem como os famosos atores Tom Hanks, Bill Murray, Benedict Cumberbatch e Willem Dafoe.

No Festival da paradisíaca Côte d’Azur (Costa Azul), a eternamente bela Nicole Kidman receberá o prêmio Kering “Woman in Motion”, em sua décima edição, uma distinção que promove a igualdade de gênero na cultura.

Outro filme em competição que terá sua pré-estreia em Cannes, além de O Esquema Fenício, será Renoir, da diretora japonesa Chie Hayakawa.

mem/wmr/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa