Sábado, Maio 24, 2025
NOTÍCIA

México se prepara para celebrar o Dia Internacional dos Museus

Cidade do México, 15 de mai (Prensa Latina) Oficinas, visitas guiadas, filmes, música, um encontro cultural e conferências são algumas das atividades que estão sendo preparadas hoje no México para o Dia Internacional dos Museus, que será comemorado em 18 de maio.

O Museu Nacional de Antropologia, por exemplo, realizará no dia 22 de maio uma homenagem à pesquisadora Ana Graciela Bedolla (1953-2025), pioneira na criação de museus educativos, inclusivos e com perspectiva de gênero.

De acordo com o Ministério da Cultura, os visitantes do Museu Regional de Sonora poderão visitar as celas da antiga penitenciária e outras áreas que estarão abertas excepcionalmente no dia 18 para aprender sobre a história do prédio e sua antiga função como centro de detenção.

No mesmo local, mas dois dias depois, será inaugurada a exposição itinerante Misión Cocóspera. Olhares, Ações e Caminhos, composto por 20 infográficos que incluem mais de 50 fotos relacionadas à memória da cidade protegida pela Zona Arqueológica de Trincheras.

Enquanto isso, o Museu Casa de Carranza desta capital prepara atividades para o próximo domingo e dia 28, enquanto o estado de Morelos sediará a conferência “O Museu de Chalcatzingo”, ministrada por Carolina Meza, responsável pelo sítio arqueológico da região.

Esta última iniciativa acontecerá no dia 21 de maio no Museu do Sítio de Xochicalco, para conscientizar sobre a importância do sítio, seu acervo e sua peça central: o Monumento 9, também conhecido como Portal para o Submundo.

Em comunicado, o Ministério da Cultura esclareceu que todas as atividades são gratuitas e convidou os visitantes a visitarem esses espaços e celebrarem com o Instituto Nacional de Antropologia e História a existência desses locais de “conhecimento, criatividade e maravilha”. jcm/las / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa