Na declaração, a fonte revelou que, depois de formalizar com seu colega chinês Xi Jinping o plano de cooperação do Cinturão e Rota para fortalecer os laços comerciais entre as duas nações, o presidente colombiano se reuniu com delegados da empresa China Energy, com quem discutiu energia limpa.
Em seguida, o chefe de Estado viajou para Xangai e também conversou com o presidente da empresa multinacional de tecnologia BYD, que se concentra em inovação, especialmente na fabricação de veículos elétricos, baterias e tecnologias de energia renovável.
Mais tarde, acrescentou o comunicado, ele se reuniu com o vice-presidente da Sieyuan, um dos principais fornecedores de equipamentos e soluções elétricas, Yoon Eujieong.
Nessas reuniões, o presidente foi acompanhado pelos ministros da Fazenda e Crédito Público, Germán Ávila; de Minas e Energia, Edwin Palma; do Comércio, Indústria e Comércio (responsável), Cielo Rusinque; dos Transportes, María Fernanda Rojas; da Ciência, Yesenia Olaya; da Agricultura, Martha Carvajalino; entre outras autoridades.
A agenda de Petro também inclui uma reunião de trabalho com o prefeito de Xangai, Gong Zheng, para discutir o turismo e a abertura de novos canais de intercâmbio acadêmico, especialmente em áreas como tecnologia e Inteligência Artificial.
mem/ifs/bm