Sábado, Maio 24, 2025
NOTÍCIA

Cientistas russos criam análogo de células nervosas humanas

Moscou, 15 de mai (Prensa Latina) Cientistas da Universidade Saratov, na Rússia, criaram um dispositivo eletrônico que simula impulsos de células nervosas e simplifica o desenvolvimento de neuropróteses e sistemas sensoriais, informou hoje o jornal Vzgiad.

De acordo com a comunicação, os especialistas desenvolveram um dispositivo eletrônico que imita o princípio de funcionamento de células neuronais reais: ele gera impulsos elétricos, chamados “picos”, que o sistema nervoso usa para transmitir sinais.

O circuito criado é construído sobre um bloco de diodos assimétricos, o que permitiu simplificar seu projeto: para seu funcionamento são necessários apenas 7 elementos, em vez dos 14 habituais.

A frequência do pulso pode ser alterada ajustando os parâmetros do circuito oscilatório e a forma do sinal é ajustada alterando o número de diodos.

Vladimir Ponomarenko, professor do Departamento de Modelagem Dinâmica e Engenharia Biomédica da Universidade Estadual de Saratov, comparou o desenvolvimento a um bloco de LEGO para montar redes neurais artificiais e observou que o esquema é simples de fabricar e preciso o suficiente para simular processos biológicos.

Os análogos, de acordo com os cientistas, são muito complexos ou não recriam com precisão o comportamento neuronal.

Os pesquisadores acreditam que a tecnologia, além de modelar redes neurais, pode ser usada em neuropróteses e robótica para criar sensores e implantes “inteligentes” que substituem células nervosas danificadas.

Especialistas estão atualmente trabalhando na construção de uma rede completa de neurônios eletrônicos, que os ajudará a estudar o cérebro e encontrar maneiras de combater doenças neurodegenerativas.

jcm/gfa / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa