Sábado, Maio 24, 2025
NOTÍCIA

Ataques cibernéticos durante as eleições nas Filipinas

Manila, 15 de mai (Prensa Latina) A Comissão Eleitoral das Filipinas (Comelec) informou hoje que registrou mais de três milhões de ataques cibernéticos contra seu site e aplicativos de localização eleitoral durante o período eleitoral.

De acordo com o porta-voz da Comelec, John Rex Laudiangco, os ataques ocorreram de 11 a 14 de maio, abrangendo o período da véspera das eleições até a contagem dos votos.

Laudiangco explicou que o aplicativo de busca de distritos da Comelec registrou 76,81 milhões de visitas, com cerca de 46,17 milhões de buscas legítimas.

No entanto, pelo menos 1,45 milhão foram identificados como ataques de hackers, considerados ataques distribuídos de negação de serviço.

Esse tipo de ataque é uma tentativa maliciosa de interromper o tráfego normal de um servidor, serviço ou rede alvo, sobrecarregando o alvo ou sua infraestrutura ao redor com uma enxurrada de tráfego de internet.

Laudiangco afirmou que nenhuma dessas tentativas obteve sucesso graças às medidas de segurança e ao monitoramento constante realizado pela Divisão de Segurança Cibernética da Comelec e pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Embora a maioria das tentativas de invasão pareçam ter se originado no exterior, especialistas em segurança cibernética estão convencidos de que os hackers estão, na verdade, sediados nas Filipinas.

mem/asg/liz / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa