“Winter Journey” é a oferta da Schubertiada deste ano, produzida e dirigida artisticamente por Helson Hernández. A apresentação poderá ser apreciada em apresentação única no dia 21 de maio, às 15h. hora local na Basílica Menor do Convento de São Francisco de Assis, localizada no centro histórico de Havana, de acordo com um comunicado de imprensa dos organizadores.
Desta vez, a concepção do espetáculo é original, pois será interpretado por três tenores cubanos: o professor Roger Quintana e os jovens Jorge Luis Guzmán e Yubal Caleb, com a pianista Vilma Garriga.
Segundo o texto, durante os primeiros meses de 1827, Schubert tinha 30 anos e menos de dois anos de vida.
Foi então que ele começou a compor Winterreise, traduzido como “Viagem de Inverno”, composto por 24 canções baseadas em poemas de Wilhelm Müller, contemporâneo do compositor, quase exatos e igualmente efêmeros.
Os dois aparentemente nunca se conheceram, e o poeta morreu justamente quando Schubert começou a trabalhar nessa obra vocal monumental.
O ciclo conta a história de uma pessoa solitária e infeliz, que não está apenas lutando, mas sim se submetendo ao destino, com apenas um tênue vislumbre de esperança durante o curso de sua luta de inverno.
A Schubertiada de 2025 é patrocinada pela Embaixada da Áustria em Cuba.
oda/dla / fav