Mochilas de fumigação foram entregues às 40 Direções Provinciais e Áreas de Saúde para aumentar os esforços contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.
Ao entregar o equipamento, o ministro da Saúde, Víctor Atallah, expressou confiança de que a incidência de dengue no país será muito menor do que em 2024, quando foi reduzida em mais de 350% em relação às projeções para esta região.
Ele lembrou que esse resultado se deve às ações do Ministério da Saúde por meio da campanha Eliminar, Limpar e Cobrir, que incluiu limpeza, dedetização e campanhas educativas sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Enquanto isso, o vice-ministro responsável pelas Direções Provinciais de Saúde, Luis Nelson Rosario, garantiu que o ministério continuará trabalhando para controlar ainda mais a dengue.
Ele agradeceu a compra e entrega das bombas pulverizadoras, uma das principais ferramentas para evitar a reprodução do mosquito, além de outras medidas como o uso de armadilhas e cloro.
A dengue pode causar dores de cabeça, dores nas articulações, febre e outros sintomas, por isso as autoridades de saúde recomendam que as pessoas procurem hospitais para evitar formas graves da doença.
rgh/mpv/hb