Sexta-feira, Maio 09, 2025
NOTÍCIA

Leão XIV é o primeiro papa norte-americano da história

Cidade do Vaticano, 8 de mai (Prensa Latina) Depois de pronunciar as palavras "Habemus Papam!", o cardeal protodiácono Dominique Mamberti anunciou hoje que o cardeal americano Robert Prevost foi eleito como o novo Sumo Pontífice, com o nome de Leão XIV.

Em sua primeira bênção Urbi et Orbi, à cidade e ao mundo, Prevost expressou sua gratidão pelos ensinamentos do Papa Francisco, que em 30 de janeiro de 2023 o nomeou Prefeito do Dicastério para os Bispos e, posteriormente, em 30 de setembro de 2023, o criou Cardeal.

Leão XIV agradeceu aos cardeais que o elegeram no conclave e primeiro se referiu à importância de “construir pontes” e “caminhar como Igreja unida em busca da paz e da justiça, pelas quais devemos trabalhar sem medo para anunciar o Evangelho e ser missionários”.

Ele falou a favor do avanço neste mundo cheio de conflitos em busca de soluções para os problemas que afetam a humanidade “por meio do diálogo e do encontro, como um só povo de paz”.

Prevost nasceu em 14 de setembro de 1955, na cidade americana de Chicago. Filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e Mildred Martínez, de ascendência espanhola.

Ele estudou na Catholic Theological Union em Chicago, onde obteve um mestrado em Teologia em 1982, com especialização em Missão Intercultural.

Mais tarde, mudou-se para Roma para continuar seus estudos em Direito Canônico na Universidade Angelicum, onde obteve seu doutorado. Além do inglês, ele é fluente em espanhol, italiano, francês e português.

Na missa da manhã de 7 de maio, prelúdio do conclave, o Cardeal Giovanni Battista Re falou da importância da eleição do “Papa que a Igreja e a humanidade precisam neste momento difícil e complexo da história”.

“O mundo de hoje espera muito da Igreja para salvaguardar esses valores humanos e espirituais fundamentais, sem os quais a convivência humana não será melhor nem trará bem às gerações futuras”, enfatizou o Decano do Colégio Cardinalício.

Nesse sentido, ele afirmou que o novo líder da Igreja Católica deve ser alguém que “sabe melhor despertar as consciências de todos e as forças morais e espirituais da sociedade atual”.

Leão XIV, o primeiro pontífice de origem americana, enfrenta o enorme desafio de continuar a obra de seu antecessor, o Papa Francisco, que soube cumprir seu papel de chefe da Igreja Católica com humildade e humanidade.

rc/ort / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa