Em uma reunião do Conselho de Estado realizada no dia anterior, os membros desse órgão também enfatizaram a importância de promover as exportações de bens e serviços, impulsionar a produção e a indústria nacionais para substituir as importações e consolidar o processo de bancarização, entre outros aspectos.
As discussões na reunião, lideradas pelo presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular (parlamento), Esteban Lazo, giraram em torno da implementação do Programa do Governo para corrigir distorções e relançar a economia, como um guia para o trabalho do país.
Lazo insistiu na relevância do controle popular e institucional efetivo de todas as esferas, fundamentalmente no município como elo fundamental no desenvolvimento territorial, e na abrangência e contribuição coletiva nesse processo, informou o Parlamento.
No dia, a Ministra do Comércio Interno, Betsy Díaz, explicou as ações desenvolvidas para cumprir o plano de medidas derivado da prestação de contas desse órgão perante a Assembleia Nacional do Poder Popular, em julho de 2024.
Entre outras coisas, ele se concentrou em atividades destinadas a melhorar o comércio varejista, a gestão territorial, o comércio eletrônico e a bancarização do setor.
Também sobre atenção à recreação, comunicação institucional, ciência e inovação, combate ao crime e às ilegalidades.
A reunião contou com a presença do primeiro-ministro Manuel Marrero no Capitólio Nacional.
mem/evm/bm