Em seu discurso na Escola de Governo do Instituto de Pesquisa Econômica para a Associação das Nações do Sudeste Asiático e do Leste Asiático, Hun Sen compartilhou três princípios fundamentais para a construção da paz.
O primeiro enfatiza a importância da liderança doméstica e alerta que um país capaz de perder o controle de seu destino político é mais vulnerável a conflitos prolongados e à manipulação externa.
A paz, disse ele, deve se originar dos cidadãos e exigir a participação da população e das forças armadas de todos os espectros políticos.
O segundo princípio foi um apelo à comunidade internacional para que preservasse a paz, principalmente diante da ameaça de ideologias radicais.
Hun Sen expressou preocupação e descreveu como perigosa a tendência de alguns jovens de considerar a paz como algo garantido e até mesmo de defender a mudança de regime por meios não democráticos. Por fim, ele enfatizou a importância da inclusão política, da justiça e da reconciliação como componentes vitais da paz sustentável.
mem/asg/liz/bm