Quinta-feira, Maio 08, 2025
NOTÍCIA

África do Sul lança nova fase de reformas estruturais econômicas

Pretória, 7 mai (Prensa Latina) O presidente sul-africano Cyril Ramaphosa lançará hoje a Fase II da Operação Vulindlela, estabelecida em 2020 como uma iniciativa presidencial com o Tesouro Nacional para acelerar a implementação de reformas estruturais.

De acordo com uma declaração emitida pelo gabinete presidencial, Ramaphosa fará o lançamento no Union Building, em Pretória, juntamente com ministros, altos funcionários e líderes empresariais.

Essa segunda fase, acrescenta o documento, baseia-se nos fundamentos da primeira fase, que se concentrou em reformas em cinco áreas-chave com alto potencial de impacto sobre o crescimento e o emprego: energia, logística, telecomunicações, água e sistema de vistos. A Operação Vulindlela tem como objetivo modernizar e transformar os setores de rede, como eletricidade, água, transporte e comunicações digitais. Esses setores de rede são a base do crescimento econômico e essenciais para a criação de uma economia globalmente competitiva, disse a presidência. Além disso, conclui o texto, as reformas de vistos estão sendo priorizadas para atrair pessoal qualificado e promover o crescimento do turismo.

mem/mv/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa