Terça-feira, Maio 06, 2025
NOTÍCIA

Rede de consultoria agroclimática em discussão no Chifre da África

Addis Abeba, 6 mai (Prensa Latina) O estabelecimento da Rede de Conhecimento de Serviços de Assessoria Agroclimática (Dacas) da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) é o foco de uma reunião regional que continua hoje na Etiópia.

A cidade de Bishoftu, na região de Oromia, está sediando o evento de 5 a 7 de maio, que reúne especialistas dos Estados Membros da IGAD (Etiópia, Djibuti, Eritreia, Somália, Uganda, Quênia, Sudão e Sudão do Sul) e parceiros técnicos, organizado pela IGAD.

Ele também é apoiado pela Accelerating Climate Research Impacts da rede pública de inovação agrícola Cgiar for Africa.

A Dacas busca fortalecer a colaboração e a inovação regionais para contribuir com a criação de sistemas alimentares resistentes ao clima no leste da África.

Seus objetivos incluem a troca de conhecimento e experiência em áreas temáticas importantes, como saúde do solo, agricultura inteligente em relação ao clima e resiliência climática.

Da mesma forma, a criação de uma plataforma on-line onde as partes interessadas poderão compartilhar informações valiosas e acessar recursos para melhorar a segurança alimentar e a sustentabilidade.

Espera-se que os participantes discutam e aprovem a minuta dos termos de referência e o plano de ação da Rede de Conhecimento Dacas, bem como seu lançamento oficial.

Em seu discurso, o Ministro de Estado da Agricultura da Etiópia, Meles Mekonen, disse que o estabelecimento da rede não só ajudará a mitigar os impactos das mudanças climáticas, mas também ajudará a antecipar e a se preparar para desafios futuros.

Por sua vez, o Diretor de Meio Ambiente e Recursos Naturais da IGAD, Daher Elmi Houssein, disse que o órgão regional, com financiamento do Banco Mundial, está implementando um programa de sete anos sobre a resiliência dos sistemas alimentares.

Conhecido como o Objetivo de Desenvolvimento do Programa, ele visa aumentar a capacidade de adaptação desses sistemas e a preparação para a insegurança alimentar nos países participantes.

O Chefe da Missão da IGAD na Etiópia, Abebaw Bihonegn, garantiu que a Autoridade trabalha incansavelmente para melhorar a segurança alimentar e nutricional, garantir o gerenciamento sustentável dos recursos naturais e do meio ambiente e fortalecer a resistência a desastres e mudanças climáticas em toda a região.

lam/nmr/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa