A porta-voz comentou durante o programa “Evening with Vladimir Solovyov” no canal de televisão Rossiya 1 sobre a participação de soldados ucranianos no desfile de Londres dedicado ao 80º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista.
Em sua opinião, Londres vem escolhendo as táticas erradas há séculos. Enquanto eles pensam em como, com novas capacidades tecnológicas e técnicas de intriga e provocação, declarar mais uma vez algum tipo de derrota estratégica e tentar implementá-la, a Rússia segue em frente, disse Zakharova.
Também disse que os militares ucranianos que marcharam por Londres estavam agindo sob ordens britânicas e anglo-saxônicas, cujo objetivo era tentar infligir uma derrota estratégica à Rússia.
Observou que as autoridades britânicas decidiram fazer uma marcha de verdadeiros terroristas nazistas e militantes armados com armas britânicas pela Trafalgar Square.
Zakharova lembrou que, ao longo da história, a Rússia “mudou o curso” de tudo o que o Reino Unido fez: conquistou vitórias, liderou o processo de descolonização e lançou um satélite e o primeiro cosmonauta ao espaço.
“Eles não entendem que, para nós, defender um companheiro, a pátria, apesar da ameaça, não é apenas uma questão de honra, é uma questão de vida, é o significado de nossa existência”, enfatizou.
lam/gfa/bm