Domingo, Maio 04, 2025
NOTÍCIA

Parlamento do Vietnã adotará decisões históricas

Hanói, 4 mai (Prensa Latina) A nona sessão ordinária da Assembleia Nacional (Parlamento) do Vietnã discutirá a partir de amanhã decisões históricas para o novo período revolucionário, disse hoje aqui o secretário-geral desse órgão, Le Quang Tung. Em 37 dias de trabalho, os deputados considerarão e decidirão sobre três resoluções sobre o trabalho constitucional, 51 leis e opiniões sobre o trabalho legislativo e 14 grupos de questões socioeconômicas, orçamento do Estado, supervisão e outras questões importantes, disse ele.

Ele também destacou o trabalho preparatório minucioso realizado para a sessão de duas fases, a primeira de 5 a 29 de maio e a segunda de 11 a 28 de junho.

Quang Trung disse em uma conferência de imprensa que a legislatura considerará o relatório de avaliação suplementar sobre os resultados da implementação do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico e do Orçamento do Estado para 2024, bem como os dos primeiros meses deste ano.

Eles também considerarão para aprovação a Resolução do Parlamento sobre a fusão de unidades administrativas provinciais, e abordarão a criação do Conselho Eleitoral Nacional e a possibilidade de encurtar o mandato da 15ª Assembleia Nacional e dos Conselhos Populares em todos os níveis para o período 2021-2026.

Por sua vez, o vice-chefe do Escritório Legislativo do Vietnã, Vu Minh Tuan, referiu-se à emenda e complementação de vários artigos da Constituição de 2013, que ele definiu como “uma tarefa extremamente importante”.

Essa sessão decidirá sobre assuntos realmente urgentes que o Comitê Central do Partido Comunista (VCP) acordou em sua 11ª Sessão Plenária e estão relacionados à racionalização do aparato estatal, especialmente a organização de unidades administrativas e a construção de um modelo de dois níveis de governo local: provincial e comunal.

No final de abril, na 44ª sessão do Comitê Permanente do Parlamento, o Presidente da Assembleia Nacional do Vietnã, Tran Thanh Man, explicou que a revisão da atual Constituição de 2013 abrangeria dois grupos principais de conteúdo.

O primeiro diz respeito às disposições relacionadas à Frente da Pátria do Vietnã e às organizações sociopolíticas, a fim de simplificar o aparato organizacional, enquanto o segundo diz respeito às disposições relacionadas à implementação do modelo de administração local de dois níveis.

A revisão da Carta Magna, bem como a legislação e as resoluções relacionadas, devem ser concluídas até 30 de junho do próximo ano e entrar em vigor a partir de 1º de julho de 2025.

Simultaneamente, de 6 de maio a 5 de junho, será realizado um referendo nacional sobre a reforma constitucional.

mem/mpm/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa