Segundo informes da imprensa, o processo eleitoral, dividido em quatro etapas este mês, abrangerá todas as governadorias da nação levantina.
O dia no Monte Líbano, que inclui os distritos de Maten, Keserwan, Jbeil, Chouf, Aley e Baabda, transcorreu com calma, sob fortes medidas de segurança implementadas desde o início da manhã pelo exército e pelas forças internas, informou a Agência Nacional de Notícias.
Às 07:00, horário local, as urnas foram abertas após a conclusão dos preparativos logísticos e a chegada da equipe eleitoral e dos representantes dos candidatos.
A segurança nas seções eleitorais foi dividida, com o exército guardando a parte externa e as forças internas guardando a parte interna, informou a rede pan-árabe Al Mayadeen.
O presidente Joseph Aoun supervisionou o início do dia de votação a partir do Ministério do Interior, dizendo que sua única função era garantir a segurança pública.
Aoun pediu aos eleitores que evitem influências sectárias e insistiu na importância de revitalizar os municípios como um passo para o fortalecimento da nação.
O primeiro-ministro Nawaf Salam exortou a população a participar ativamente como forma de impulsionar o desenvolvimento do país.
Essas eleições ocorrem após a eleição do Presidente da República em janeiro e a formação do novo governo, em meio às violações israelenses da soberania nacional.
Após anos de vácuo constitucional e crise econômica, as eleições de 2025 marcam uma oportunidade de renovar a legitimidade local, fortalecer as forças políticas e avaliar o impacto de novas correntes cívicas.
oda/yma/mb