De acordo com o órgão policial, o grupo pretendia realizar o atentado com explosivos improvisados e bombas “molotov” nas areias da orla, onde se reuniram 2,1 milhões de pessoas.
A investigação indica que os criminosos estavam supostamente recrutando participantes, incluindo adolescentes, em plataformas digitais.
O plano foi tratado como um “desafio coletivo” para atingir crianças, adolescentes e o público LGBTQIA+. A polícia alega que o grupo queria ganhar notoriedade nas mídias sociais.
Os líderes e recrutadores espalharam discursos de ódio nas plataformas e incentivaram a automutilação e crimes como a pedofilia como forma de associação, segundo as investigações oficiais.
Até o momento, um homem adulto foi preso e um adolescente também foi detido na chamada Operação Monstro Falso.
O homem, identificado como o líder do grupo, foi preso por posse ilegal de arma de fogo no estado do Rio Grande do Sul e o adolescente, residente no Rio, estava armazenando pornografia infantil.
Quinze mandados de busca e apreensão foram cumpridos contra nove alvos. Dispositivos eletrônicos e outros materiais foram apreendidos e serão analisados pela polícia.
O nome da operação faz referência ao uso de perfis falsos pelos aliciadores, que se apresentavam como fãs de Lady Gaga, os chamados little monsters.
“A escolha evidencia a falsidade da identidade digital utilizada para cooptar adolescentes, disfarçada de inocência e pertencimento, mas atuando em redes fechadas com conteúdo violento e autodestrutivo”, afirma o Ministério da Justiça, que esteve envolvido na operação.
Durante o evento, a equipe de segurança da Polícia Militar também apreendeu mais de 200 facas, após a instalação de 18 pontos de revista com detectores de metal nas entradas da noite.
Versátil e talentosa, Lady Gaga fez o maior show de sua carreira na noite de ontem, em um mega palco montado em Copacabana.
O público do projeto inédito e gratuito, chamado Todo Mundo in Rio, superou a edição de 2024, que contou com a diva Madonna, que reuniu na ocasião 1,5 milhão de pessoas.
oda/ocs/mb