Um relatório publicado na sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (Istat) aponta que o aumento do desemprego afetou principalmente as mulheres, as pessoas com menos de 35 anos de idade, as pessoas com contratos temporários e os autônomos.
No entanto, em outras faixas etárias, entre homens e trabalhadores permanentes, o número de empregados está crescendo e, em geral, a taxa de emprego permanece estável em 63,0%, observa o documento.
No terceiro mês deste ano, o número de candidatos a emprego aumentou 2,1%, o que equivale a 32 mil unidades, o que é observado apenas entre os homens e com menos de 50 anos de idade, enquanto a taxa de desemprego subiu para 6,0%, mostrando um aumento de 0,1 ponto percentual.
Os especialistas do Istat enfatizam em sua análise que a taxa de desemprego entre os jovens está em 19,0%, um aumento de 1,6 ponto.
Houve uma redução de 0,1% nas pessoas inativas com idade entre 15 e 64 anos, ou 11.000 unidades a menos, o que só foi observado entre homens e jovens com idade entre 35 e 49 anos.
A taxa de inatividade permanece inalterada em 32,9%, com um aumento entre as mulheres e nas outras faixas etárias, com exceção dos jovens de 15 a 24 anos, que apresentaram estabilidade, acrescenta a fonte.
npg/ort/bm