De acordo com o comunicado da agência, os serviços de combate a incêndios florestais e outros envolvidos conseguiram extinguir os incêndios que eclodiram nas áreas florestais do leste da Rússia devido ao aumento das temperaturas e ao terreno seco.
A agência também acrescentou que, depois que os incêndios foram extintos, ainda há 31 incêndios ativos em uma área de 340.320 hectares em todo o país, que estão sendo ativamente combatidos.
A área mais afetada continua sendo a região de Transbaikalia, localizada a leste do Lago Baikal, com 19 incêndios florestais cobrindo uma área de 296.979 hectares.
Desde 7 de abril, um regime de emergência regional está em vigor nas florestas da Transbaikalia devido a incêndios naturais.
Em 23 de abril, a Agência Florestal Federal Russa (Rosleskhoz) informou à Sputnik que um regime de emergência federal foi introduzido na Transbaikalia para atrair forças e recursos adicionais para extinguir incêndios florestais.
Enquanto isso, a porta-voz oficial do Ministério do Interior da Rússia, Irina Volk, informou que policiais detiveram um morador da Transbaikalia sob suspeita de atear fogo em grama seca, o que causou um incêndio florestal de grande escala.
De acordo com Volk, o departamento de investigação criminal prendeu um suspeito da destruição de plantações florestais, que causou grandes danos.
O incêndio começou na área da vila de Burgen, na região de Chita, depois que um morador local ateou fogo na grama seca ao redor de uma cabana de inverno e em um campo, perdeu o controle do fogo e deixou o local sem avisar ninguém sobre o incêndio.
ro/gfa/bm