Domingo, Maio 04, 2025
NOTÍCIA

Começa a FITCuba 2025 dedicada à China

Havana, 30 de abr (Prensa Latina) Começa hoje nesta capital a 43ª Feira Internacional de Turismo de Cuba (FITCuba 2025), dedicada à China como país convidado e às tradições cubanas como seu produto.

Este encontro (30 de abril a 3 de maio) também se concentrará em natureza, aventura e viagens rurais, com um amplo portfólio de propostas para os participantes.

A sede do evento é o complexo turístico-militar Morro-Cabaña, uma fortaleza colonial que se destaca em Havana por sua preservação e por seus passeios que abrangem a história e a cultura desta nação.

Dados oficiais sobre o turismo insular indicam a existência de 84.164 quartos de hotel. Atualmente, Cuba conta com 10 aeroportos internacionais e o mesmo número de marinas, além de três terminais de cruzeiros.

Além disso, 19 empresas estrangeiras de gestão de 10 países operam neste arquipélago, administrando 57.291 quartos em 153 instalações, com a Espanha liderando e a Meliá Hotels International administrando 36 estabelecimentos.

Essa estrutura turística em constante crescimento é sustentada por um patrimônio cultural, arquitetônico e natural, com nove locais declarados Patrimônios da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Além disso, há seis Reservas da Biosfera, 17 manifestações do patrimônio cultural do país, cinco sítios do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, 227 Monumentos Nacionais, seis Sítios Ramsar (Zonas Úmidas) e 14 Parques Nacionais.

Além disso, o próprio ministro do Turismo de Cuba, Juan Carlos García, destacou que 212 países enviaram turistas a Cuba no ano passado.

Entre estes (como os mais relevantes) mencionou o Canadá, os cubanos que vivem no exterior, a Rússia, os Estados Unidos, a Espanha, a Alemanha, o México, a França, a Itália, o Reino Unido, a Argentina, a Colômbia, Portugal, a China, a Polónia, o Brasil, a Venezuela, a Turquia, os Países Baixos, o Panamá e a Suíça.

Tudo isso constitui um precedente favorável para a FITCuba 2025, no sentido de prever possíveis novos contratos e o necessário impulso ao turismo neste país.

mem/rfc / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa