Domingo, Maio 04, 2025
NOTÍCIA

26 mortos em ataques islâmicos na Nigéria

Abuja, 30 abr (Prensa Latina) O número de mortos nos atentados a bomba em estradas da Nigéria nos últimos dias já chega a 26, incluindo mulheres e crianças, foi anunciado hoje aqui.

Duas bombas caseiras foram detonadas em uma estrada no nordeste da Nigéria quando um veículo lotado passava pelo local, em um incidente reivindicado por grupos islâmicos, confirmou a polícia local.

As explosões ocorreram em uma estrada que liga as cidades de Rann e Gamboru, no estado de Borno, perto da fronteira com Camarões.

Recentemente, o governo nigeriano reafirmou sua determinação e compromisso de combater a insegurança e garantiu seu total apoio às forças militares que lutam contra as gangues criminosas no país.

As facções islâmicas, como o Boko Haram e sua ramificação, o Estado Islâmico na África Ocidental, estão ativas no leste da Nigéria, e a insegurança se espalhou para áreas no centro, norte e noroeste, o que gera preocupação com a possível expansão dessas redes terroristas e criminosas.

De acordo com dados da ONU, desde 2009, as atividades da formação radical Boko Haram e de sua ramificação Estado Islâmico da Província da África Ocidental, incorporada posteriormente em 2016 na Nigéria e em países vizinhos como Camarões, Chade e Níger, deixaram mais de 35.000 pessoas mortas e cerca de dois milhões de deslocados.

mem/fvt/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa