O fórum reuniu estudantes, especialistas, representantes do governo, diplomatas e a mídia, que destacaram a importância de aprofundar os laços entre a Rússia e as nações africanas em várias áreas.
A cerimônia de abertura começou com uma mensagem de vídeo do Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, que disse que Moscou apoia o desejo dos africanos de desempenhar um papel ativo nos assuntos mundiais.
Continuaremos a contribuir para fortalecer a posição do continente como um centro de poder independente na ordem mundial multipolar emergente, disse Lavrov.
O Reitor do MGIMO, Anatoli Torkunov, e o Vice-Chanceler, Mikhail Bogdanov, também participaram da inauguração.
Torkunov observou que o fórum deste ano reuniu novamente mais de 1.500 participantes, enquanto Bogdanov disse que a Rússia adotou uma política destinada a fortalecer de forma abrangente a cooperação com os países do continente africano e suas organizações de integração.
O programa do fórum acabou sendo extenso: uma exposição de arte africana, discussões de especialistas, competições esportivas. Pela primeira vez, também foi realizado o Fórum de Jovens Diplomatas “Rússia – África”.
mem/gfa/bm