Domingo, Maio 04, 2025
NOTÍCIA

Portas abertas para a boa literatura na Feira do Livro de Bogotá

Bogotá, 27 abr (Prensa Latina) O Ministério das Culturas, Artes e Saberes da Colômbia promove hoje uma programação diversificada em seu estande, "Uma Casa de Portas Abertas", como parte das atividades da Feira Internacional do Livro de Bogotá.

Até 11 de maio, a agência governamental realizará aproximadamente 200 eventos, incluindo palestras, workshops, lançamentos e exibições, de acordo com uma declaração do Ministro Yannai Kadamani.

Sobre a presença do ministério no evento literário mais importante do país, a autoridade destacou a apresentação da segunda edição do projeto Biblioteca de Escritoras Colombianas, que reúne 97 autoras do século XVII até o presente, algumas delas inéditas, e cujas obras estarão disponíveis em livrarias e 1.563 bibliotecas públicas.

Ele explicou que o estande “Uma Casa de Portas Abertas”, localizado no Pavilhão Colômbia do centro de exposições Corferias, reunirá o ministério e suas entidades especiais e afiliadas em 147 metros quadrados: o Instituto Caro y Cuervo, o Arquivo Nacional, o Instituto Colombiano de Antropologia e História e a Biblioteca Nacional.

Ele também mencionou que a livraria País de Libros estará presente nesta edição pelo segundo ano consecutivo, “um espaço de 200 metros quadrados que acolhe editoras independentes de diferentes regiões do país com sua bibliodiversidade para expor suas criações e livros em Bogotá”.

Entre as atividades paralelas, ele mencionou que a Biblioteca Nacional apresentará a exposição “Vamos Brincar na Floresta” no Salão José María Vargas Vila.

Segundo Kadamani, a exposição oferece uma exploração da literatura infantil e juvenil colombiana, destacando a história da criação e publicação de livros para jovens e explorando a cultura da infância, bem como as representações e imaginações de seus criadores. A feira, que começou na última sexta-feira, dia 25, deve receber cerca de 500 autores do mundo todo.

Cerca de 60.000 metros quadrados do centro de exposições Corferias sediarão 2.300 atividades culturais, com a participação de representantes de cerca de trinta países, segundo informações de seus organizadores.

mem/ifs/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa