Domingo, Maio 04, 2025
NOTÍCIA

Homenagem ao Papa Francisco no Jubileu dos Adolescentes

Cidade do Vaticano, 27 abr (Prensa Latina) Uma missa em homenagem ao Papa Francisco foi celebrada esta manhã, como parte do segundo dos Novendiali, nove dias de luto após sua morte, coincidindo com o Jubileu dos Adolescentes, que termina hoje no Vaticano.

Um comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé indica que a Missa do Segundo Domingo de Páscoa começou às 10h30, horário local, na Praça de São Pedro, presidida pelo Cardeal Pietro Parolin e com a presença de mais de 200.000 fiéis e peregrinos, incluindo cerca de 130.000 jovens de todo o mundo.

Dirigindo-se aos presentes na cerimônia, que também incluiu funcionários do Vaticano como convidados especiais, Parolin se referiu ao legado do pontífice, cujo funeral ocorreu no dia anterior, e expressou que “nosso afeto por ele, que está sendo expresso nestas horas, não deve ser simplesmente uma emoção momentânea; devemos abraçar seu legado e trazê-lo à vida”.

“O Papa Francisco foi uma testemunha brilhante de uma Igreja que se inclina com ternura para com aqueles que estão feridos”, disse ele, lembrando aos jovens presentes que, como Francisco alertou, “há muitos desafios aos quais vocês são chamados”, como “o da tecnologia e da Inteligência Artificial, que caracteriza particularmente os nossos tempos”.

O Jubileu dos Adolescentes durou três dias, de 25 a 27 de abril, e era esperado que fosse uma celebração, mas foi marcado pela morte do Papa Francisco, cuja mensagem “impressionou profundamente os jovens por sua capacidade de falar com eles com proximidade, franqueza e compaixão”, de acordo com uma nota publicada no Vatican News.

Em mensagem aos participantes do 21º Encontro de Líderes Nacionais da Pastoral Juvenil da América Latina e do Caribe, realizado de 15 a 20 de julho de 2024, em Assunção, Paraguai, o Bispo de Roma destacou que “vocês são o presente: sejam corajosos!” relembra o meio de comunicação.

Na ocasião, o Santo Padre, dirigindo-se aos jovens da América Latina e de todo o mundo, os encorajou a “manter-se firmes em suas raízes e seguir em frente sem medo”, bem como a buscar “a unidade em meio a todas as diferenças”, acrescenta a fonte.

ode/ort/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa