Uma nova explosão neste sábado lançou uma coluna de gás, cinzas e rochas incandescentes a 1.000 metros acima da cratera ativa, cujos efeitos continuam mantendo as comunidades do entorno do maciço sob tensão, segundo o jornal El Observador.
Os fragmentos e produtos químicos tóxicos, como enxofre, continuaram afetando as comunidades ao redor desta formação geológica na província de Alajuela, no norte do país, e pioraram a poluição dos rios da região, acrescentou o jornal.
O Observatório Vulcanológico e Sismológico (OVSICORI) descreveu em seu relatório “uma erupção moderada no vulcão Poás e uma coluna eruptiva de aproximadamente 1.000 metros que lançou mísseis balísticos de altas temperaturas (cerca de 250 graus Celsius)”.
A pluma seguiu para o oeste, especificamente em direção às áreas do norte, como Grecia e Sarchi, onde a queda contínua de cinzas, gases e rochas está tendo um forte impacto, disse Geoffroy Avard, vulcanologista da organização científica.
“O material vulcânico”, enfatizou, “se dirigiu para sudoeste, embora a direção varie dependendo da velocidade do vento, o que pode mudar o padrão de impactos negativos nas próximas horas”.
Os efeitos continuaram depois que o vento mudou na quinta-feira, fazendo com que as cinzas caíssem diretamente na plataforma de observação do Parque Nacional, bem como nos painéis solares e na câmera de vigilância localizados perto da cratera ativa.
“Todos esses equipamentos”, explicou Avard, “requerem limpeza e manutenção, pois o acúmulo de cinzas e detritos afeta seu funcionamento”. O Ovsicori — insiste El Observador — mantém vigilância constante do vulcão, que mostrou uma intensificação de sua atividade neste mês.
A Comissão Nacional de Emergência (CNE) elevou os níveis de alerta em diversas áreas na quarta-feira devido ao aumento sustentado da atividade de Poás.
O vulcão está em uma fase mais ativa desde 23 de março, de acordo com o Comitê Técnico Consultivo, composto por especialistas do Ovsicori, da Rede Sismológica, do Laboratório de Química Atmosférica da Universidade Nacional e autoridades do Sistema Nacional de Áreas de Conservação.
A Comissão Nacional de Eletricidade (CNE) declarou alerta vermelho para o Parque Nacional do Vulcão Poás, onde os impactos diretos na cratera principal e em áreas como a plataforma de observação, o centro de visitantes e os terraços norte e oeste aumentaram nos últimos dias.
Enquanto isso, Grecia e Sarchí, onde as comunidades têm relatado frequentemente cheiro de enxofre e queda de cinzas nas últimas semanas, foram declarados em alerta laranja.
mem/apb/hb