Os mercados acionários asiáticos estavam caminhando para uma segunda semana consecutiva de ganhos na sexta-feira, e o dólar teve seu primeiro aumento semanal em mais de um mês.
Enquanto isso, os investidores se concentraram em sinais de que os EUA e a China estavam prontos para diminuir a escalada de sua guerra comercial.
Os futuros dos EUA também subiram depois que a gigante da tecnologia e controladora do Google, a Alphabet, também superou as expectativas de lucros e reiterou suas metas de gastos com inteligência artificial.
Isso impulsionou suas ações em quase cinco por cento nas negociações após o fechamento do mercado regular.
Os futuros do índice STOXX europeu subiram 0,6% e os futuros do FTSE do Reino Unido subiram 0,2%. Em Wall Street, os investidores ignoraram uma série de resultados mistos de lucros corporativos na véspera do dia e o S&P 500 subiu dois por cento.
O dólar, duramente atingido durante algumas semanas voláteis de anúncios de tarifas, reversões e uma fuga para os ativos dos EUA, encontrou um equilíbrio em torno de 1,1330 dólares por euro e 143,6 ienes japoneses.
Sobre o impasse entre os EUA e a China, ambos os lados indicaram que não aumentariam as taxas além dos níveis atuais.
As tarifas que começaram com o anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, de pesadas taxas de importação em 2 de abril, ameaçaram prejudicar o comércio entre as duas maiores economias do mundo.
Nesta semana, os EUA mudaram de opinião e disseram que a situação era insustentável.
mem/rfc/bm