Domingo, Maio 04, 2025
NOTÍCIA

Cuba presente no Dia Latino do Fórum Empresarial do Azerbaijão

Baku, 25 abr (Prensa Latina) A embaixada de Cuba participou do Dia Latino do Fórum de Redes de Negócios do Azerbaijão, disse hoje à Prensa Latina o chefe da missão diplomática do país caribenho em Baku, Carlos Valdés.

De acordo com Valdés, o importante evento de negócios em Baku foi realizado com a participação das embaixadas latino-americanas credenciadas no país caucasiano e de empresários azerbaijanos de diferentes setores da indústria e do comércio.

As missões diplomáticas latino-americanas apresentaram o potencial de investimento e comércio internacional do país.

Em seu discurso, o embaixador cubano enfatizou a importância do investimento estrangeiro no plano de desenvolvimento econômico e social de seu país até 2030.

Valdés lembrou que, nas condições atuais, a prioridade é dada a projetos voltados à produção de alimentos e energia de fontes renováveis e à renovação da indústria nacional, bem como a projetos de desenvolvimento local em geral, saúde e biotecnologia, entre outros.

Ele também enfatizou que o portfólio de oportunidades de negócios em Cuba inclui 607 projetos de investimento em todas as províncias do país.

Elas estão presentes em setores como produção de alimentos, energia, turismo, agroindústria açucareira e seus derivados, transporte e logística, comércio eficiente, construção, cultura, telecomunicações e TI, produtos farmacêuticos e biotecnologia.

Também expressou interesse em trabalhar em conjunto para aumentar a presença de empresários azerbaijanos em projetos prioritários em setores como energia renovável, alimentos e turismo.

O diplomata também enfatizou o papel a ser desempenhado pelas Câmaras de Comércio com base na base legal existente e o interesse em fomentar os vínculos comerciais com os empresários azerbaijanos.

Por fim, Valdés convidou os presentes a participarem da Feira Internacional de Havana (Fihav), que será realizada de 24 a 29 de novembro deste ano.

O embaixador cubano também denunciou os efeitos nocivos do bloqueio dos EUA e a inclusão de Cuba mais uma vez na lista espúria de supostos patrocinadores estatais do terrorismo sobre a economia cubana e a determinação de avançar e vencer com o apoio dos países amigos de Cuba.

mem/gfa/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa