O Vice-Ministério dos Transportes (VMT) informou que está aguardando essa quantidade de veículos, enquanto negocia outro lote da mesma quantidade para somar três mil unidades que serão administradas pelo setor privado.
Relatórios do governo indicam que também estão em andamento negociações para a compra de cerca de 5.000 unidades de transporte da Índia.
O vice-ministro dos Transportes, Nelson Reyes, explicou que somente na Área Metropolitana de San Salvador (AMSS) há três mil e 500 ônibus prestando serviços de transporte e, com o novo equipamento, “estamos praticamente falando de toda a área metropolitana de San Salvador com uma frota renovada”. Ele disse que, com a tecnologia do equipamento chinês, os ônibus podem ser mais bem gerenciados e o sistema de GPS forneceria informações suficientes “para otimizar as rotas das unidades”.
O governo salvadorenho está implementando vários projetos para aliviar e melhorar o transporte no país, especialmente na capital, com projetos de metrô, cabo e monotrilho em estudo, especialmente em negociações com a Coreia do Sul.
mem/lb/bm