Domingo, Maio 04, 2025
NOTÍCIA

Camboja enfrenta aumento de tarifas dos EUA sobre painéis solares

Phnom Penh, 23 de abr (Prensa Latina) Os Estados Unidos impuseram tarifas sem precedentes de mais de 3.500% sobre painéis solares do Camboja, de acordo com um comunicado do Departamento de Comércio dos EUA.

A medida faz parte de uma investigação comercial de um ano, na qual fabricantes norte-americanos acusaram empresas chinesas de inundar o mercado com produtos a preços injustamente baixos.

De acordo com o Departamento de Comércio, os produtos cambojanos enfrentam essas tarifas excessivas devido à falta de cooperação dos fabricantes locais com a investigação.

O processo, movido pela Hanwha Qcells da Coreia do Sul, pela First Solar Inc., sediada no Arizona, e outros produtores sediados nos EUA, busca proteger bilhões de dólares em investimentos.

Os demandantes acusaram produtores chineses com fábricas no Camboja, Malásia, Tailândia e Vietnã de vender painéis abaixo do custo de produção e receber subsídios injustos.

Essas tarifas ainda aguardam uma decisão da Comissão de Comércio Internacional dos EUA, que tem até 2 de junho de 2025 para emitir uma decisão.

Um especialista em energia renovável de Phnom Penh disse que não há subsidiárias de grandes fabricantes chineses de painéis solares no Camboja, embora possam existir integradores e montadores.

mem/asg/liz / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa