Segundo a comunicação do órgão regional encarregado de documentar os crimes de guerra cometidos pela Ucrânia, foram registrados quatro disparos de obuses de 155 milímetros desde a localidade de Plescheevka, em poder do exército ucraniano, em direção a Gorlovka. Posteriormente, pelo menos três explosões foram ouvidas na capital da república, Donetsk, e a fumaça era visível no distrito de Budyonovsky, no sudeste da cidade. Várias equipes de emergência foram enviadas ao local.
No sábado, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou uma trégua unilateral de 30 horas para a Páscoa, das 18h00 (horário de Moscou) de 19 de abril até a meia-noite de 21 de abril.
Ao mesmo tempo, ele pediu às forças armadas que estivessem prontas para responder a possíveis violações da trégua, provocações e ações agressivas do inimigo.
Putin expressou a esperança de que a Ucrânia siga o exemplo da Rússia e disse que as ações das forças armadas de Kiev demonstrariam sua sinceridade, disposição e capacidade de honrar acordos, bem como de se envolver em negociações de paz com o objetivo de eliminar as causas fundamentais da crise ucraniana.
O líder ucraniano Vladimir Zelensky disse que a Ucrânia agirá de forma simétrica e só respeitará o cessar-fogo se a Rússia também o fizer.
mem/gfa/mb